FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Preparado de acordo com a ISO 11014-1/ ANSI norma Z400.1- 2004 e a NRB 14725 Data de Revisão: 05/março/2010 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/PREPARAÇÃO E DA SOCIEDADE/EMPRESA Nome do produto: NEGRO DE FUMO Sinônimos: Esta FISPQ (MSDS) é Válida Para Série de grau negro de fumo: BLACK PEARLS®, ELFTEX®, MOGUL®, Os Seguintes Tipos:
MONARCH®, REGAL®, SPHERON®, STERLING®, VULCAN®, CSX™, CRX™, IRX™, UNITED®, MACHEM® e SHOBLACK®. Graus oxidados: BLACK PEARLS® / MOGUL® L, BLACK PEARLS® / MOGUL® E, MOGUL® H e REGAL® 400/400R. As marcas registradas citadas são da Cabot Corporation. *Exclui: BLACK PEARLS® / MONARCH® 1000, 1300, 1400, 1500; BLACK PEARLS® 1300B1; Monarch® 4750; Black Pearls® 4350/4750 e todos graus de pellets de óleo. Utilização da substância /
Suplemento para plástico e borracha, Pigmento, Reagente químico, Baterias,
Preparação: Fornecedor:
Cabot Corporation 157 Concord Road Billerica, MA 01821 UNITED STATES Tel: 1-978-670-6961 Fax: 1-978-670-6955
Emergency Telephone Number: US: CHEMTREC 1-800-424-9300 or 1-703-527-3887
US: Cabot 1-978-663-3455Canada: CANUTEC 1-613-996-6666Cabot (UK): (+44) 1446.736999Cabot: 03-3431-1721
2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Indicação de perigo
Não é uma substância perigosa ou a preparação foi feita de acordo com o sistema global harmonizado (Global Harmonized System - GHS)
RESUMO DA EMERGÊNCIA -
Pó negro ou pellets. As poeiras podem ser irritantes para os olhos e o trato
CUIDADO:
respiratório. Não expôr a temperaturas acima de 300°C. Os produtos perigosos da combustão são monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de enxofre e produtos orgânicos. Tome os cuidados necessários contra descargas estáticas.
Principais Meios de Exposição:
Inalação, Contato com os olhos, Contato com a pele
Efeitos potenciais para a saúde Contato com os Olhos:
Pode causar irritação mecânica. Irritante, mas não prejudica definitivamente os tecidos dos olhos. Níveis baixos de perigo para o manuseio habitual industrial e comercial.
Contato com a Pele:
Pode causar irritação mecânica, sujar e deixar a pele seca. Nenhum caso de sensibilização em seres humanos foi relatado.
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 2 de 13 _________________________________________________________________________ Inalação:
Poeira irritante para o aparelho respiratório. Fazer uma ventilação adequada nas máquinas e em lugares onde se pode gerar poeira. Ver também Seção 8.
Ingestão:
Não são conhecidos nem esperados danos para a saúde sob condições normais de utilização. Níveis baixos de perigo para o manuseio habitual industrial e comercial.
Efeitos Cancerígenos:
Substância listada pela IARC (Agência Internacional para a Investigação do Câncer). Consulte também a Seção 11.
Efeitos Sobre os Órgãos Específicos: Condições Médicas Agravadas Pela Exposição: Potenciais Efeitos Ambientais:
Não são necessárias medidas especiais de proteção ambiental. Insolúvel em água. Consulte também a Seção 12.
3. COMPOSIÇÃO/INFORMAÇÃO SOBRE OS COMPONENTES Nome Químico No. EINECS/ELINCS Classificação Da CE 4. PRIMEIROS SOCORROS Contato com a Pele:
Lavar bem com água e sabão. Procurar assistência médica se os sintomas persistirem.
Contato com os Olhos:
Lavar os olhos imediatamente com água abundante durante 15 minutos. Procurar assistência médica se os sintomas persistirem.
Inalação:
Em caso de tosse, falta de ar ou qualquer outro problema respiratório, saia para o ar fresco. Procure orientação médica caso os sintomas persistam. Se necessário, restaure a respiração através de medidas de primeiros-socorros. Ingestão:
Não induzir o vômito. Se a pessoa estiver consciente, beber bastante água. Nunca forneça nada via oral a uma pessoa inconsciente. Indicações Para o Médico: 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIOS Ponto de Ignição: Limites Inflámaveis No Ar - Superior (%): Limites Inflámaveis No Ar - Inferior (%): Classificação OSHA de Inflamabilidade: Temperatura de Auto-ignição: Método: Temperatura Mínima de Ignição:
> 500°C (Fornalha BAM) VDI 2263> 315°C (Fornalha Godberg-Greenwald) VDI 2263
Classificação de Explosão de Poeiras: Energia Mínima de Ignição: Método:
VDI 2263 (Verein Deutscher Inginieure 2263)
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 3 de 13 _________________________________________________________________________ Pressão Máxima Absoluta de Explosão:
10 bar com uma pressão inicial de 1 bar. Pressões iniciais mais elevadas irão resultar em pressões de explosão mais elevadas.
Método:
VDI 2263 (Verein Deutscher Inginieure 2263)
Energia de Ignição: Método:
VDI 2263 (Verein Deutscher Inginieure 2263)
Velocidade de Queima:
> 45 segundos(Não é classificável como "Altamente Inflamável" ou "Facilmente Ignescente")
Taxa Máxima de Subida de Pressão: Método: Meios de Extinção:
Use escuma, dióxido de carbono (CO2), nitrogênio (N2), produto químico seco ou aspersão de água. Caso a água seja usada é recomendável um pulverizador de névoa. Não usar jato de água pois pode espalhar o fogo.
Equipamento de Proteção Especial Para Bombeiros:
Use equipamento de proteção individual. Se houver fogo, Se houver fogo, use equipamentos de respiração autônomos. As superfícies para pedestres ficam muito escorregadias com o negro de fumo umedecido.
Perigos Específicos:
Pode não ser óbvio que o negro de fumo esteja queimando a não ser que o material seja agitado e as brasas aparesam. O negro de fumo em brasa deve ser mantido sob observação durante pelo menos 48 horas, de modo a assegurar que não existe nenhum material em combustão lenta. A queima produz fumaça irritante. O produto é insolúvel e flutua na água. Se for possível, tentar conter o produto flutuante. Este produto cria um perigo de incêndio porque boia na água.
Produtos de Decomposição e/ou Combustão Perigosos: Monóxido de carbono, Dióxido de carbono, Óxidos de
enxofre, Produtos orgânicos da combustão.
Risco de Explosão do Pó:
Não utilizar uma escova ou ar comprimido de modo a não formar uma nuvem de pó.
6. MEDIDAS A TOMAR EM CASO DE FUGAS ACIDENTAIS Precauções Individuais:
CUIDADO: O negro de fumo umedecido torna o chão escorregadio. Evitar formação de pó. Assegurar ventilação adequada. Usar equipamento de proteção individual. Consulte também a Seção 8.
Métodos de Limpeza:
Aspirar tudo rapidamente. É recomendado o uso de sistemas de vácuo com filtros HEPA (filtragem de ar de alta eficiência). Não utilizar uma escova ou ar comprimido de modo a não formar uma nuvem de pó. Coletar e transferir para recipientes rotulados adequadamente. Consulte a Seção 13.
Precauções Ambientais:
Não permitir a contaminação das águas subterrâneas. O produto é insolúvel e flutua na água. Se for possível, tentar conter o produto flutuante. As autoridades locais devem ser avisadas se uma quantidade significativa de derramamento não puder ser controlada.
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 4 de 13 _________________________________________________________________________ 7. MANUSEIO E ARMAZENAGEM Manuseio:
Evitar o contato com a pele e os olhos. Não respirar a poeira. Providenciar ventilação adequada nas máquinas e em lugares onde se possa gerar poeira. Não utilizar uma escova ou ar comprimido de modo a não formar uma nuvem de pó. Poeiras finas são capazes de penetrar em equipamentos eléctricos, podendo causar curto-circuitos. Tomar medidas de precaução contra descargas estáticas. Se houver necessidade de trabalhar em altas temperaturas (com soldas, maçaricos etc), limpar a área imediatamente vizinha de negro de fumo e pó.
Armazenagem:
Guardar em lugar seco, fresco e bem arejado. Manter afastado do calor e de fontes de ignição. Não armazenar perto de agentes oxidantes fortes. Não armazenar junto com produtos químicos voláteis pois estes poderem ser adsorvidos pelo produto. Guardar dentro de recipientes rotulados adequadamente.
O negro de fumo não é classificável como uma substância da Divisão 4.2 susceptível de auto-aquecimento pelos critérios de teste da ONU. Entretanto, o critério da ONU para determinar se a substância tem capacidade de auto-aquecimento é dependente de seu volume, isto é, se a temperatura de auto-ignição desta substância fica menor quando seu volume aumenta. Tal classificação pode não ser adequada para contêineres que armazenam grandes volumes.
8. CONTROLE DA EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL LIMITES DE EXPOSIÇÃO
A tabela seguinte é um resumo. Por favor, consulte a legislação específica local para uma informação completa.
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 5 de 13 _________________________________________________________________________ Negro de Fumo, Nº CAS 1333-86- Austrália:
4.0 mg/m3, TWA8.0 mg/m3, STEL(limite de exposição a curto prazo)
3.0 mg/m3, TWA respirável10.0 mg/m3,TWA inalável
1.5 mg/m3, TWA respirável 4.0 mg/m3, inalável TWA
3.5 mg/m3, TWA inalável (a)7.0 mg/m3, STEL inalável
Nota: A não ser que seja indicado como "respirável" ou "inalável", o limite de exposição representa um valor "total". O limite de exposição por inalação demonstrou ser mais restrictivo do que o limite total de exposição, por um fator de aproximadamente 3.
(a) -Nas suas instalações mundiais, a Cabot Corporation rege-se pelos WEL (Limites de Exposição Ocupacional) do Reino Unido de 3.5 mg/m3 TWA (Tempo de Exposição Tolerada) inalável INRS: Institut National de Recherche et de Securite (Instituto Nacional de Pesquisa e Segurança) MAC: Maximaal Aanvaarde Concentraties (Máxima concentração permitida) MAK: Maximale Arbeitsplatzkonzentration (Máxima concentração em ambiente de trabalho) PEL: Permissible Exposure Limit (Limite de Exposição Permitido) OEL: Occupational Exposure Limit (Limite de Exposição Ocupacional) STEL: Short Term Exposure Limit (Pequeno Limite do Termo de Exposição) TLV : Threshold Limit Value (Valores de Limites Iniciais) TRGS: Technische Regeln für Gefahrstoffe (Regras Tecnicas para materiais perigosos) TWA : Time Weighted Average (Tempo medio de pesagem) US ACGIH: United States American Conference of Governmental Industrial Hygienists (Conferencia Governamental de Higienistas Industriais dos Estados Unidos) US OSHA: United States Occupational Health and Safety Administration (Administração de Saude e Segurança Ocupacional dos estados Unidos) VME: Valeur Moyenne d'Exposition (Nível Médio de Exposição) WEL: Workplace Exposure Limit (Limite de exposição no local de trabalho)
Medidas de Planejamento:
Certificar-se de que haja ventilação adequada para manter a exposição abaixo dos limites permitidos. Fazer uma ventilação adequada nas máquinas e em lugares onde se pode gerar poeira.
Equipamento de Proteção Individual Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 6 de 13 _________________________________________________________________________ Proteção Respiratória:
Poderá ser admissível o uso de um respirador purificador de ar (RPA) aprovado, sempre que seja previsto que a concentração no ar exceda os limites de exposição ocupacional. A proteção dada pelos respiradores purificadores de ar é limitada. Usar um respirador autônomo de pressão positiva se existir qualquer possibilidade de libertação incontrolada, se os níveis de exposição forem desconhecidos ou em qualquer outra circunstância na qual os respiradores purificadores de ar possam não providenciar a proteção adequada. O uso de respiradores deve incluir um programa completo de proteção respiratória, de acordo com as normas nacionais e as melhores práticas atuais.
As seguintes agências/organizações aprovam os respiradores e/ou os critérios para os programas:
USA: necessário aprovação do NIOSH ao abrigo da 42 CFR 84. OSHA (29 CFR 1910.134). ANSI Z88.2-1992 (Proteção Respiratória).
UE: Directivas CR592 para a Seleção e Uso de Proteção Respiratória.
Alemanha: DIN/EN 143 Aparelho de Proteção Respiratória para Materiais Poeirentos.
Brasil: Lei Numero 6.514/77, Portaria 3.214/78.
RU: BS 4275 Recomendações para a Seleção, Uso e Manutenção de Equipamento de Proteção Respiratória. HSE Nota Directiva HS (G)53 Equipamento de Proteção Respiratória.
Proteção das Mãos:
Usar luvas de proteção para evitar sujar as mãos. Use um creme de camada protetora antes de manusear o produto. Lave as mãos e outras superfícies expostas da pele com água e sabão neutro.
Proteção dos Olhos:
Usar um equipamento protetor para os olhos/face. Óculos de segurança com anteparos laterais. Óculos de proteção.
Proteção do Corpo e da Pele:
Usar roupas adequadas de proteção. Lavar o vestuário diariamente. O vestuário de trabalho não pode ser levado para fora do local de trabalho.
Manusear de acordo com as boas práticas industriais de higiene e segurança. Lava-olhos e ducha de emergência devem ser localizados próximo ao local. 9. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS
Aspecto:
4 - 11 [50 g/L água, 68ºF (20ºC)] (negro de fumo não oxidado)
Ponto/Faixa de Ebulição: Ponto/Faixa de Fusão: Solubilidade em água: Densidade:
1.7 - 1.9 grama/centímetro cúbico a 20°C
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 7 de 13 _________________________________________________________________________ Densidade da Massa:
200-680 kg/m3 (pellets) 20-380 kg/m3 (leve e arejado)
Gravidade Específica: % Voláteis (por Peso):
< 2,5% (950ºC) (negro de fumo não oxidado)
Taxa de Evaporação: Coeficiente de Divisão (n-octanol/água): 10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: Reatividade:
Pode reagir exotermicamente por contato com oxidantes fortes.
Materiais Incompatíveis:
Oxidantes fortes tais como cloratos, bromatos e nitratos.
Polimerização Perigosa: Sensibilidade Mecânica (choque): Insensível a impactos mecânicos. Condições a Evitar:
Não expôr a temperaturas acima de 300 °C. Manter afastado de agentes oxidantes de forma a evitar reações exotérmicas.
Produtos de Decomposição e/ou Monóxido de carbono, Dióxido de carbono, Óxidos de enxofre, Produtos orgânicos Combustão Perigosos: Efeitos da Descarga Estática:
Tomar medidas de precaução contra descargas estáticas. Evitar formação de pó. Todas as partes metálicas do equipamento de mistura e processamento devem ser ligadas à terra. Assegurar-se que o equipamento está eletricamente aterrado antes de começar as atividades de transferência.
11. INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA TOXICIDADE AGUDA DL50 Oral: DL50/oral/rato = > 8000 mg/kg. Irritação dos Olhos: Coelho. Pontuação de Draize 10-17/110 @ 24 h. Não irritante. Irritação da Pele: Coelho. 0.6/8. Irritação leve. TOXICIDADE SUBCRÔNICA Rato, inalação, duração 90 dias NOAEL = 1.0 mg/m3 Orgão-alvo: pulmões Efeito: inflamação, hiperplasia, fibrose. TOXICIDADE CRÔNICA
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 8 de 13 _________________________________________________________________________
Rato, oral, duração: 2 anosEfeito: nenhum tumor
Ratinho, oral, duração: 2 anosEfeito: nenhum tumor
Ratinho, dérmico, duração: 18 mesesEfeito: nenhum tumor de pele
Rato, inalação, duração: 2 anosOrgão-alvo: pulmões Efeito: inflamação, fibrose, tumores
Nota: Os tumores no pulmão de rato estão mais relacionados com fenomenos de sobrecarga de partículas finas do que com um efeito químico específico das partículas de poeira sobre o pulmão. Estes efeitos no rato têm sido reportados em estudos sobre outras partículas inorgânicas insolúveis e parecem ser específicos da espécie. Não têm sido observados tumores em outras espécies (Ex.: ratinhos e hamsteres) causados por outras partículas insolúveis, em condições e circunstâncias de estudo semelhantes. Efeitos Cancerígenos: O negro de fumo está na lista da IARC (Centro Internacional de Investigação do Câncer). Não contem nenhuma das substâncias listadas pelo NTP (Programa Toxicológico Nacional), OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional), ACGIH (Conferência Americana de Higienistas Industriais Governamentais) ou EU (União Europeia). Declaração IARC Sobre o Negro de Fumo: Em 2006 a IARC reafirmou a classificação que havia feito em 1995 colocando o negro de fumo no grupo 2B (possível carcinogênico para seres humanos)
Em 1995 a agência internacional para pesquisas de câncer (IARC) (International Agency for Research on Cancer ) conclui que "existem inadequação de provas da carcinogenicidade do negro de fumo para seres humanos". Com base em estudos de inalação usando ratos a IARC concluiu que "existem provas suficientes que o negro de fumo é carcinogênico para animais de laboratório". Disto resultou sua classificação para o negro de fumo como sendo "possivelmente carcinogêncico para seres humanos". (Grupo 2B)".
O documento sobre critérios para o negro de fumo do NIOSH de 1978 (instituto nacional para segurança ocupacional e saúde dos EUA ( U.S. National Institute of Occupational Safety and Health) recomenda que somente o negro de fumo com concentrações de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) maiores do que 0,1% exigem a medição de HPAs no ar. Tendo em vista que alguns HPAs são possivelmente carcinogênicos para humanos, o NIOSH recomenda a exposição limite de 0,1 mg/m3 de HPAs no ar medido na fração extraível do ciclohexano.
Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 9 de 13 _________________________________________________________________________ Epidemiologia: Os resultados de estudos epidemiológicos do negro de fumo em trabalhadores de produção sugerem que a exposição cumulativa ao negro de fumo pode resultar em ligeira diminuição da função pulmonar. Um recente estudo da morbidade respiratória feito nos EUA indicou um declínio de 27mL no volume expiratório forçado em 1 segundo (FEV1 - Forced espiratory Volume in 1 second) como resultado da exposição durante 40 anos à concentração de 1 mg/m3 de fração inalável de negro de fumo. Uma pesquisa europeia mais antiga sugere que a exposição a 1 mg/m3 (fração inalável) ao negro de fumo durante 40 anos de trabalho poderia diminuir 48 mL na FEV1. Entretanto, as estimativas de ambos estudos tiveram importância estatística pouco significativa; a diminuição normal do índice em decorrência da idade durante um período semelhante seria de aproximadamente 1200 mL.
A relação entre outros sintomas respiratórios e a exposição ao negro de fumo é menos clara ainda. No estudo dos EUA, 9% do grupo de maior exposição (em contraste com 5% do grupo não exposto) relataram sintomas consistentes com bronquite crônica. No estudo europeu, as limitações metodológicas na administração do questionário, limitam as conclusões sobre as causas dos sintomas relatados. Este estudo, no entanto, mostrou existir relação entre o negro de fumo e pequenas opacidades nas radiografias, com efeitos desprezíveis na função do pulmão.
Um estudo sobre trabalhadores da produção de negro de fumo no Reino Unido (Sorahan and Harrington, 2007), mostrou ter havido aumento no risco do câncer do pulmão em duas de cinco instalações estudadas. Entretanto, o aumento não foi relacionado à dosagem da exposição ao negro de fumo. Por este motivo, os autores não consideraram que o aumento do risco de câncer no pulmão fosse devido à exposição ao negro de fumo. Um estudo alemão de trabalhadoes no negro de fumo de uma instalação (Wellmann et al. 2006, Morfeld et al. 2006(a), Buechte et al. 2006, Morfeld et al. 2006(b)) encontrou incremento semelhante no risco de câncer no pulmão, mas, assim como no estudo do Reino Unido em 2001, não pode associar os resultados à exposição ao negro de fumo. Contrastando com isto, um grande estudo nos EUA abrangendo 18 instalações (Dell et al. 2006) mostrou ter havido redução no risco do câncer de pulmão nos trabalhadores da produção expostos ao negro de fumo. Com base nestes estudos, em fevereiro de 2006 o Grupo de Trabalho do IARC concluiu que as provas da carcinogenicidade humana eram inadequadas. (Baan et al. 2006).
Desde esta avaliação da IARC sobre o negro de fumo, Sorahan and Harrington (2007) tornaram a analisar o estudo do Reino Unido adotando uma hipótese de exposição alternativa e encontraram uma associação positiva com a exposição ao negro de fumo em duas das cinco instalações. A mesma hipótese de exposição foi aplicada por Morfeld and McCunney (2007) ao grupo alemão; em contraste, não encontraram ligação entre a exposição ao negro de fumo e a incidência de câncer pulmonar e, por isto, não apoiaram a hipótese da exposição alternativa de Sorahan and Harrington. De uma forma global, não foi demonstrado existir uma ligação de causa entre a exposição ao negro de fumo e o risco de câncer no pulmão. Este ponto de vista é coerente com a avaliação feita pelo IARC em 2006. . OUTRO(A) Efeitos mutagênicos: In Vitro.O negro de fumo, sendo insolúvel, não é adequado para testes com bactérias (teste de Ames), e nem para outros testes in vitro. Entretanto, nas ocasiões em que foi testado não mostrou efeitos mutagênicos. Os extratos orgânicos de negro de fumo, entretanto, podem conter traços de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HAP). Um estudo executado para analisar a bioavabilidade desses HAP mostrou que eles são ligados muito rigidamente ao negro de fumo e que não se encontram biodisponíveis.
In Vivo.Foram observadas alterações mutacionais no gene hprt nas células epiteliais alveolares de ratos depois da exposição por inalação ao negro de fumo durante uma investigação experimental. A observação parece depender de cada rato em particular e ser decorrente da "sobrecarga dos pulmões" (consulte a toxicidade crônica acima). Isto foi cinsiderado um efeito genotóxico secundário e, portanto, o negro de fumo propriamente dito não foi considerado mutagênico. Toxicidade Reprodutiva: Não causou efeitos em modelos animais. Efeitos Sensibilizantes: Não contém sensibilizantes da pele conhecidos. Material Sinérgico: Nenhum razoavelmente previsível. 12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 10 de 13 _________________________________________________________________________ 12. INFORMAÇÃO ECOLÓGICA Toxicidade Aquática:
Peixes (Brachydanio rerio): LC50 (96h) > 1,000 mg/L. (Método: OECD 203). Daphnia magna: EC50 (24h) > 5,600 mg/L. (Método: OECD 202). Alga (Scenedesmus subspicatus): EC50 (72h) > 10,000 mg/L. Alga (Scenedesmus subspicatus): NOEC >= 10,000 mg/L. Lama ativada: EC0 (3h) >= 800 mg/L. (Método: teste DEV L3 TTC). DESTRUIÇÃO AMBIENTAL Mobilidade:
Não é esperada migração. Insolúvel.
Bioacumulação:
Nâo é esperado devido a propriedades físico-químicas da substância.
Persistência / Degradabilidade: Distribuição a Compartimentos
Insolúvel. Prevê-se que permaneça à superfície dos solos.
Ambientais:
13. QUESTÕES RELATIVAS À DESCARTE Cláusula de Desresponsabilização: A informação desta seção refere-se ao produto como expedido na sua composição pretendida, tal como é descrito na Seção 2 desta FISPQ. A contaminação ou processamento podem alterar as características e os requisitos dos resíduos. Os regulamentos também se podem aplicar às embalagens vazias, revestimentos internos ou líquidos de lavagem. Os regulamentos estaduais e locais podem ser diferentes dos regulamentos federais. Classificação RCRA (40 CFR 261): Não é resíduo perigoso. Classificação canadense dos resíduos: Não é um resíduo perigoso pelo regulamento da província Catálogo europeu de resíduos (European Waste Catalog - EWC), descarte de resíduo no. Código de Resíduos da UE (EU Waste Code) No. 61303 conforme a Diretiva do Conselho 75/422/CEE. Produto Não Contaminado e Não Utilizado: O produto, como fornecido, deve ser disposto de acordo com os regulamentos emitidos pelas autoridades federais, estaduais ou locais apropriadas. Deve-se ter o mesmo cuidado com recipientes e embalagem. 14. INFORMAÇÕES RELATIVAS AO TRANSPORTE
As seguintes organizações não classificam o negro de fumo como "carga perigosa" se fôr "Carbono, não ativado, origem mineral". Os negros de fumo da Cabot encaixam-se nesta definição. • Regulamento Canadense para o Transporte de Mercadorias Perigosas • Regulamento Europeu para o Transporte de Mercadorias Perigosas • GGVS, GGVE, RID, ADR, Código IMDG, ICAO-TI • Nações Unidas (ou número ONU) • Departamento de Transportes dos EUA Identificação Internacional de
"Negro de fumo, não ativado, de origem mineral"
Transporte:
Não é perigoso de acordo com o Código IMDG. Não é perigoso de acordo com o ICAO-TI.
Nº da ONU: Nome de Embarque Correto da ONU: Classe de Expedição da ONU: Grupo de Embalagem da ONU: Regulamentos Ferroviários dos Não classificado EUA: Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 11 de 13 _________________________________________________________________________ Informação adicional: Sete (7) negros de fumo de referência da ASTM foram testados de acordo com o método da ONU, Auto-aquecimento de Sólidos, tendo sido determinado que a substância “não é uma substância com a propriedade de auto-aquecimento da Divisão 4.2”. Os mesmos negros de fumo foram testados de acordo com o método da ONU, Sólidos Prontamente Combustíveis, tendo sido determinado que a substância “não é uma substância com a propriedade de auto-aquecimento da Divisão 4.1”, de acordo com a especificações atuais da ONU para o transporte de bens perigosos. 15. INFORMAÇÃO SOBRE REGULAMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DO RISCO:
Estados Unidos - OSHA (29 CFR 1910.1200): Perigoso. Mexico - NOM-018-STPS-2000: Referir-se à Classificação HMIS na seção 16. Canadá - Classificação WHMIS (CPR, SOR/88-66): Classe D2A.
Este produto foi classificado de acordo com os critérios de perigo dos Regulamentos de Produtos Controlados e a FISPQ contém todas a informações exigidas pelas regulamentações de produtos controlados. Nome Químico WHMIS Ingredient Disclosure List: Inventários Internacionais Todos os componentes deste produto são listados ou isento dos seguintes inventários
SIM - Australian Inventory of Chemical Substances (AICS)
SIM - Canadian Domestic Substances List (DSL)
SIM - European Inventory of Existing Commercial Chemical Substances (EINECS)
SIM - Japanese Existing and New Chemical Substances (ENCS)
SIM - Korean Existing Chemicals List (KECL)
SIM - New Zealand Hazardous Substances and New Organisms Act (HSNO)
SIM - Philippine Inventory of Chemicals and Chemical Substances (PICCS)
SIM - United States Toxic Substances Control Act (TSCA) Inventory
Regulamentações Federais dos EUA
TSCA 12(b) Notificação de Exportação: Este produto não contem qualquer componentes que estão sujeito a Notificação de Exportação de TSCA 12(b). Lei do Ar Limpo, Retificações de 1990 (CAA, Secção 112, 40 CFR 82): Este produto não contem quaisquer componente listado como um Poluente Arriscado de Ar, Substância Inflamável, Substância Tóxica, nem Classificam 1 nem 2 Depletor de Ozônio. Lei da Água Limpa (CWA, 40 CFR 116) Poluentes Prioritários: Este produto não contem qualquer Poluentes Prioritários listados. Lei Abrangente de Reação Ambiental, Compensação e Responsabilidade Cívil (CERCLA, 40 CFR 302): Este produto não contem quaisquer Substâncias de Risco listadas. Lei de Reautorização e Emendas de Superfundos, Título III (SARA): SARA Section 302 (40 CFR 355) Extremely Hazardous Substances: Nenhum componente está listado como produto químico extremamente perigoso confome a Secção 302 do SARA. Classe do Riscos SARA 311/312 (40 CFR 370): Perigo cronico para a Saúde. Poderá ser necessário informar caso o material esteja presente, em qualquer altura, em quantidade igual ou superior a 10,000 libras. Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 12 de 13 _________________________________________________________________________ Produtos Químicos SARA 313: De acordo com o programa do inventário de emissões de produtos tóxicos da USEPA, ou "EPA's Toxics Release Inventory (TRI)", o limiar para 21 compostos aromáticos policíclicos (PACs) foi diminuído para 45,5 quilogramas/ano (100 libras/ano) de produtos fabricados, processados ou usados. Os 45,5 quilogramas/ano são aplicáveis cumulativamente ao total de 21 PACs específicas. Além disso, 4,55 quilogramas/ano foi o limiar de TRI fixado para o produto fabricado, processado ou usado em termos de benzo [g.h.i] perileno. O negro de fumo pode conter determinados PACs e/ou benzo [g.h.i] perileno. O usuário tem a responsabiliade de avaliar seus limites específicos de TRI Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA): O negro de fumo está autorizado para contato indireto com alimentos e medicamentos desde que usado como enchimento em artigos de borracha destinados para uso repetido ao abrigo da 21 CFR (Código de Regulamentos Federais) 177.2600. LIMITAÇÕES: - O total de negro de fumo (processo canal e processo fornalha) na borracha não pode exceder 50% por peso dos produtos de borracha. Os negros de fumo da Cabot são produzidos pelo processo fornalha.
- O conteúdo de negro de fumo fornalha não pode exceder 10% por peso do produto de borracha destinado para uso em contato com leite ou óleos alimentares. cosmético:
A Cabot Corporation não oferece assistência para este produto quando aplicado em cosméticos.
Informação Farmacêutica: Não permitido Regulamentações Estaduais dos EUA
Proposição 65 da Califórnia: Este produto contem um componente (componentes) alistado em Proposição 65 da Califórnia.
O "negro de fumo (partículas livres, em suspensão no ar, de tamanho respirável)" é uma substância listada na Proposição 65 da Califórnia. Tomar em conta que os três requisitos listados (suspensão no ar, livre (não ligado a uma matriz) e tamanho respirável (diâmetro igual ou inferior a 10 micrometros)) têm que ser cumpridos para que esta substância possa fazer parte da Proposição 65. Por favor, contate o seu revendedor para informações adicionais.
Louisiana:
A legislação sobre o Direito de Informação requere a comunicação de inventário, através do Direito de
Saber Comunitário, quando a quantidade de negro de fumo excede as 500 libras num único dia. Derrames ou libertações para lá das instalações, superiores a 5,000 libras têm que ser imediatamente comunicadas à Comissão de Resposta de Emergência via o Gabinete da Polícia Estadual, Seção de Segurança Ambiental e de Transporte, Linha de Emergência de Materiais Perigosos, (504) 925-6596 (chamadas a cobrar aceitas 24 horas por dia).
Coalisão para a lista de metais dos governadores do nordeste dos EUA (CONEG): Este produto cumpre os limites da CONEG Conselho para Redução de Fontes para a soma dos níveis de chumbo, cádmio, mercúrio e cromo hexavalente de menos de 100 partes por milhão em termos de peso. 16. OUTRAS INFORMAÇÕES Classificação HMIS Índice HMIS: * - crónico, 0 - mínimo, 1 - leve, 2 - moderado, 3 - sério, 4 - grave Saúde: Incêndio: Físico: Extratos de Negro de Fumo: Os negros de fumo manufaturados geralmente contêm menos de 0.1% de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PHA) extraíveis com solventes. O conteúdo em HAP extraíveis com solventes depende de numerosos fatores incluindo, mas não limitado a, processo de fabricação, especificações de produto desejadas e o processo analítico usado para medir e identificar os materiais extraíveis com solventes. As questões sobre o conteúdo de PHA do negro de fumo e sobre os procedimentos analíticos devem ser dirigidas ao seu fornecedor de negro de fumo. Cabot Corporation Nome do produto: CRX 1444 Código do produto: CRX1444 Data de Revisão: 05/março/2010 Página 13 de 13 _________________________________________________________________________ Informação Geral: A indústria do negro de fumo continua a patrocinar a investigação destinada a identificar os efeitos adversos para a saúde devidos à exposição a longo termo ao negro de fumo. Esta FISPQ será atualizada à medida que novas informações sobre segurança e saúde forem aparecendo Preparado Por:
Cabot Corporation - Segurança, Saúde e Meio Ambiente
Data de Revisão: Data da revisão anterior: Motivo da revisão: Cláusula de Desresponsabilização: As informações ora divulgada baseiam-se em informações que a Cabot Corporation julga serem corretas. Nenhuma garantia, expressa ou tácita, é fornecida. A informação é fornecida apenas para seu conhecimento e deliberação e a Cabot não assume qualquer responsabilidade legal pelo uso e confiabilidade da mesma. Caso haja divergência entre a informação contida na versão em inglês e na versão traduzida, prevalecerá o disposto na versão em inglês. ® e 'TM' indicam marcas registradas da Cabot Corporation.
PROJETO DE PESQUISA PARA CONCURSO DE SELEÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO DERIVADO SULFATADO DO POLISSACARÍDEO DE Anacardium occidentale NA REABILITAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS Candidata: Margareth Mayer de Castro SouzaOrientadora: Profa Dra Nereide Stela Santos Magalhães 1.0 INTRODUÇÃO 1.1 BIOMATERIAIS 1.2 POLISSACARÍDEOS 1.3 LIPOSSOMAS 1.4 CICATRIZAÇÃO 2.0 OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO